3 dicas para melhorar a comunicação visual em sua empresa

 

Sabe aquela frase “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Talvez, ela seja a dica de comunicação visual mais simples, porém exemplifica bem o que a prática agrega para as empresas. Essa tática de Marketing cuida da imagem que a companhia deseja ter. Toda e qualquer forma de expressão que utilize elementos óticos faz parte de uma estratégia de comunicação visual.

 

A imagem da empresa, seja o logotipo, seja a marca, contém características que são utilizadas de modo que despertem uma comoção por parte do consumidor. Essa comoção pode ser qualquer objetivo que se encaixe na campanha destinada à sua companhia. Aqui, o importante não é vender os serviços e produtos, mas sim evidenciar o conceito dos seus negócios.

 

Onde a comunicação visual despertou uma comoção, fez ali surgir uma identificação e curiosidade sobre a marca. Os próximos passos incluem mais procura pelos produtos, aumento da credibilidade, fortalecimento e reafirmação dos valores da empresa.

 

Todos esses benefícios envolvem o trabalho bem feito de uma comunicação visual, agregando valores positivos à marca dos negócios. Deseja aprofundar-se no tema? Então, não pare a leitura do nosso artigo e veja 3 dicas de comunicação visual que vão transformar suas campanhas!

 

  1. Conheça seu público

 

Conhecer seu cliente e potencial consumidor é fundamental para desenvolver qualquer estratégia de negócio. Porém, essa informação é muito mais valorizada quando se trata do relacionamento direto, aquele feito para vendas ou suporte de quem efetivamente vai comprar o produto ou serviço da empresa.

 

É importante também traçar o perfil de quem vai visualizar a sua campanha e tratá-lo não como um mero espectador, mas sim como um negócio em potencial. Saber detalhes importantes — como preferência de lugares, produtos consumidos e o que o público procura — facilita a estruturação de estratégias e ajuda a manter seu foco no caminho certo.

 

  1. Pense no logotipo

 

Mesmo que sua empresa já tenha um logotipo, pare tudo o que está fazendo e pense nele. Essa imagem é a base da identidade visual dos seus negócios e, portanto, o cartão de visitas da sua companhia.

 

A criação de qualquer peça de mídia eficiente passa por algumas etapas, como análise de cores, elementos visuais e tipos de fontes. Ao desenvolver um logotipo, nada disso é diferente. É preciso pensar nos materiais em que ele será aplicado, além das variações de tamanho para cada um deles.

 

E não esqueça que a identidade visual não é algo estático. É crucial que os logotipos sejam atualizados conforme os objetivos da empresa e sempre alinhados com a proposta dos negócios. Isso não significa investir em novas campanhas todo ano, porém não tenha medo de inovar naquilo que distinguirá sua companhia da concorrência.

 

  1. Agregue valores e objetivos

 

A comunicação visual tem como função transmitir em suas imagens a mesma mensagem transmitida por letras. Isso quer dizer que toda a cultura organizacional — bem como valores, missões e metas da companhia — pode ser usada como um trunfo importante para suas campanhas visuais.

 

Para facilitar, vamos ao exemplo: uma clínica de estética trabalha apenas com produtos orgânicos e de origem sustentável, com menos agressões ao meio ambiente. comunicação visual deseja comover o público-alvo dessa clínica. Logo, é essencial que utilize formas, cores e demais elementos visuais de maneira que transmita a mensagem: “olá, sou uma empresa sustentável”.

 

Quando as empresas conseguem transmitir o que são de maneira simples e direta, o impacto no seu público é imediato. Isso acontece porque é possível identificar logo de cara os valores e objetivos do negócio.

 

A comunicação visual é uma estratégia importante para as empresas e faz parte do Visual Marketing. Aplicando corretamente os elementos — público-alvo, logotipo, cores, formas etc — essa prática só traz benefícios para os negócios, como fidelização de clientes, fortalecimento da marca e reafirmação de valores importantes.

 

Faz parte das dicas de comunicação visual investir em parcerias pontuais. Não abra mão de boas empresas de comunicação, gráficas especializadas, assim como de profissionais de design atualizados e antenados nas tendências de mercado. O conjunto de todos esses pontos torna sua campanha de mídia mais precisa e relevante.

 

Potencialize sua campanha utilizando o material certo:  Impressão UV — vantagens de utilizá-la em suas peças!

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