Placa de sinalização para mineração: por que é tão importante?

A sinalização de ambientes serve para indicar pontos de atenção dos circulantes da área. A atenção pode ser necessária devido a riscos de acidentes, modos de conduta no ambiente ou, até mesmo, procedimentos obrigatórios em casos específicos — como a utilização de extintores químicos para incêndios elétricos. Mas e sobre a placa de sinalização para mineração?

Essas indicações em minas e locais ao redor servem para demarcar os pontos de perfurações e explorações, vias externas e internas da mina, bem como rotas de fuga para os casos de acidente. Continue a leitura e saiba mais sobre as placas de sinalização para mineração!

Qual a importância da placa de sinalização para a mineração?

Falando de um modo geral, as placas de avisos têm diversas funções, podendo ser:

  • direcionais: aquelas que permeiam a circulação dos ambientes, assim como o percurso e a direção espacial da construção ou do trajeto. Além de serem utilizados sinais visuais, para esse caso, podem ser utilizadas as indicações táteis, como linhas-guia e saliências no piso ou nas paredes;
  • emergenciais: servem para alertar sobre perigos iminentes, além de indicarem modos de ação para as pessoas lidarem com urgências, como as rotas de fuga e saídas de emergência. São comumente utilizadas de modo visual, porém, alguns locais necessitam da adição de avisos sonoros;
  • advertências: são os tipos mais comuns de sinais que conhecemos, sendo bastante utilizados no trânsito e perímetro urbano dos municípios. Têm a função de chamar a atenção de quem transita no local, indicando pontos importantes para quem os visualiza.

Além disso, os avisos podem ser permanentes ou temporários, correspondendo às normas técnicas específicas para cada tipo de uso. A falta de sinais adequados pode causar vários acidentes e isso já é conhecido da população, tratando-se de tráfego e trânsito de automóveis. Porém, outros locais também necessitam de indicação adequada, como o ambiente de trabalho.

É nessa questão que as placas de sinalização para mineração se mostram de extrema importância.  As indicações dentro do ambiente laboral são uma obrigação expressa pelo Ministério do Trabalho. Tais obrigações são descritas no que chamamos de Normas Regulamentadoras e servem para estabelecer padrões de segurança à saúde dos colaboradores da empresa em questão.

Em 2014, por exemplo, três funcionários da Herculano Mineração perderam suas vidas, sendo que esta empresa foi autuada diversas vezes por irregularidades, uma delas por falta de placa de sinalização na mineração e nas vias internas da mina.

O descumprimento da NR 22, artigo que compõe as boas práticas de segurança para trabalhadores mineiros, causou à empresa a perda irreparável da vida de seus colaboradores, além de prejuízos financeiros e processos na justiça.

Qual o papel da comunicação nos sinais de segurança?

De forma simples, a comunicação é o ato de transmitir uma mensagem. Esse processo inclui dois agentes: o agente que transmite a informação e aquele que a recebe. Nesse processo, está implícito que a informação passada deve ser decodificada, ou seja, compreendida por quem a ouve ou lê. Então, se o recado é enviado e não entendido por quem deveria, a comunicação não é estabelecida.

É nesse momento que as empresas comunicadoras desempenham um papel de suma relevância para quem necessita transmitir mensagens importantes. Para o caso de companhias mineradoras, a comunicação utilizada nas placas de segurança deve ser clara e objetiva, evitando erros de interpretação.

Além disso, as placas de segurança para mineração devem seguir um padrão estabelecido na NR 22. Inclusive, obedecendo questões técnicas da ABNT — Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Um exemplo é a companhia Vale S.A, que não atentou para as normas de avisos da ferrovia mantida por ela, uma empresa mineradora, ocasionando acidente entre sua locomotiva e um caminhão. O processo tramitou na justiça de Minas Gerais, levando cerca de 6 anos para ser concluído, culpabilizando a companhia Vale por omissão.

A comunicação é parte inerente e importante da função de uma placa de sinalização para mineração. Somente com os elementos aplicados de forma correta é que podemos evitar erros nas indicações de segurança, além de graves acidentes com prejuízos financeiros e humanos para as empresas mineradoras.

Você gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e transmitir essas informações para seus amigos e colegas!