Placas de sinalização em obras: entenda a importância da comunicação visual

O cuidado com a sinalização é importante em diversas situações. Em canteiros de obras, isso é ainda mais crucial. Afinal, além de proporcionar cautela e atenção, as placas de sinalização em obras servem para várias outras finalidades.

Neste post, falamos sobre a importância desse tipo de comunicação visual. Está interessado? Confira a seguir!

O objetivo das placas de sinalização em obras

Canteiros de obras geralmente sofrem com falta de estrutura e organização, o que aumenta o risco de acidentes, principalmente entre os trabalhadores da construção civil.

Por isso, é necessário que os responsáveis pelo local cumpram regras rígidas, como a Norma Regulamentadora (NR) 18, que rege, entre outros, a sinalização de segurança.

Assim, as placas de sinalização em obras têm como objetivo alertar sobre o risco de acidentes. Dessa forma, evitam-se danos a trabalhadores, transeuntes e até mesmo ao patrimônio.

A importância das placas de sinalização em obras

Segundo a NR 18, que regulamenta os processos e os padrões da sinalização de segurança em obras, todo canteiro de obras deve:

  • identificar locais de apoio que fazem parte do canteiro;
  • mostrar rotas de saída, com placas descritivas ou setas de indicação;
  • manter a comunicação por meio de avisos ou cartazes;
  • alertar sobre o perigo de acidente no contato com máquinas ou equipamentos;
  • advertir sobre a possibilidade de quedas;
  • informar sobre a obrigação de uso de equipamento de segurança;
  • demarcar áreas utilizadas para transporte de materiais em altura;
  • identificar os acessos e a circulação de veículos;
  • avisar sobre a passagem em locais em que o pé-direito tem menos de 1m80;
  • demarcar locais onde haja substâncias nocivas e de alto risco de acidentes.

Se o responsável pelo canteiro de obras não cuidar corretamente da sinalização, fica sujeito a multas e pode ter a obra embargada até a solução dos problemas. Mais do que qualquer prejuízo financeiro, porém, é importante cuidar da sinalização para que não ocorram acidentes por negligência da empresa.

As formas de sinalizar corretamente

Para que a sinalização de obras seja clara e eficiente, é recomendável seguir as normas. Ainda que seja possível criar um padrão de cores específico, já existem regras universais, como as determinadas pela NR 26: ela indica o uso de tons que vão do verde ao vermelho, de acordo com o risco envolvido.

Também é fundamental ter placas de sinalização que informem sobre os riscos da forma mais clara possível para que todos as entendam com facilidade. Além disso, é importante investir em materiais de qualidade, a fim de evitar defeitos.

A sinalização de riscos é de responsabilidade de todos os colaboradores. Por isso, envolver a equipe de trabalho é crucial, já que permite que quaisquer novas ameaças sejam identificados e sinalizadas corretamente.

Quando o objetivo é prevenir acidentes e minimizar riscos para trabalhadores e transeuntes, nenhum cuidado pode ser negligenciado. Por isso, entender e aplicar bem as estratégias de uso de placas de sinalização em obras é tão importante.

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que ele chegue a outros interessados no tema!